
A
Abrafix, uma organização não governamental, publicou uma pesquisa indicandicando que 36% das ligações internacionais estão sendo feitas por operadoras de algum tipo de LD( VoIP) não lincenciadas pela Anatel para participar nesse setor.
Estima-se que existam por volta de 1,9 milhões de usuários de VoIP no Brasil ( sem incluir o skype), isso representa mais de 3% das ligações efetuadas por VoIP. O que ja possibilita ter uma ideia do seu impacto no trafico e nas taxas telefonicas. Evidente que a maior pressão será sentida mo mercado de LD (longa distância), devido as tarifas exorbitantes aqui praticadas.
Segundo Niklas Zennström, CEO da skype, em uma entrevista para o Valor Econômico, o Brasil é a quarta maior base de usuários de seu sistema no mundo, por volta de 2 milhões de usuários.Ainda mais impressionante são as 7.000 inscrições por dia, o que se tornará, algo em torno de 3.3 milhões de usuários ao fim de 2005.
Tudo isso sem citar no impacto de ligações locais, onde usuários apenas cadastrados, sem pagar nada podem fazer ligações para outros computadores com a mesma qualidade telefonica, tambem poderá afetar as tarifas locais portanto.